ARLS pe. Vicente Feitosa  n.4697

Oriente de Caririaçu – CE

Jurisdicionada ao Grande Oriente do Brasil Ceará
Federada ao Grande Oriente do Brasil

Rito Adonhiramita

A Origem do Rito Adonhiramita

Fuad Sayar VERBA VOLANT, SCRIPTAMANENT

Discutir a Origem do Rito, é necessário abordar com muita coragem, e com documentos, uma vez que o tema é extremamente polêmico e para alguns, até tabu. Entretanto, se faz necessário a derradeira elucidação da Origem do Rito. Muito se tem falado, escrito e divulgado sobre a origem do Rito.

Há algumas versões, que chegam a ser até cômica. A grande maioria das versões são especulações e o que é pior, sem provas documentais. Infelizmente, essas especulações só vem denegrir o nosso belo Rito.

A questão de provas documentais é muitoimportante exatamente porque a História não admite o eu acho, ou ouvi dizer ou me disseram. (Raimundo Rodrigues A Filosofia da Maçonaria Simbólica) Vários estudiosos/pesquisadores Maçons Brasileiros, de renomada credibilidade, tais como José Castellani, José Daniel, Nicola Aslan, Xico Trolha e outros, já demonstraram cabalmente a verdadeira história da Origem do Rito.

Entretanto são Brasileiros, e como Brasileiros, não tem valor para alguns. Dessa forma, acrescentarei dados documentados, de conceituados estudiosos e pesquisadores alienígena, de assuntos da Maçonaria Universal, prova definitiva e cabal, que o criador do Rito Adonhiramita, foi Louis Guillerman de Saint – Victor. Dictionnarie des Franc-Maçons et de la Franc-Maçonnerie de MELLOR (Alec) As Escrituras falam de Adonhiram somente como encarregado das corvéias quando da construção do Templo pelo Rei Salomão, entretanto, em 1744, Louis Travenol publicou sob o nome de Léonard Gabanon o seu Catéchisme de Francs Maçons ou le Secret des Francs Maçons, onde confundia Adonhiram com Hiram Abif. Como Adon, em hebraico significa Senhor, essa palavra apareceu como prefixo de honra. Os ritualistas dividiram-se.

Para uns, Adonhiram e Hiram eram a mesmo personagem Outros sustentavam a teoria dualista, mas divergiam quanto aos papéis respectivos de Adonhiram e Hiram na construção do Templo, uns sustentando que Adonhiram não fora senão um subalterno enquanto outros nele viam o verdadeiro herói da lenda do 3º Grau.

Foi assim que nasceu uma Franco Maçonaria denominada Adonhiramita, oposta, pelos seus teóricos, à dos hiramitas. Ela nos é conhecida pelo Recueil Précieux de la Maçonnerie Adonhiramite, publicada em 1781, por Louis Guillemain de Saint Victor, e abrange os quatro primeiros graus. Em seu livro Orthodoxie Maçonnique, Jean Marie Ragon, atribuiu ao Barão de Tschoudy a criação da Franco Maçonaria Adonhiramita. É um erro total. Encyclopaedia of Freemasonry de MACKEY (Albert G.)

Para mais informações sobre o artigo clique no botão abaixo e faça o download em PDF

Autor do site: Paulo Campos

Membro fundador da  A.:.R.:L.:S.: Pe. Vicente Feitosa n.4697

M.:M.: Grande Oriente do Brasil

Todos os direitos reservados a ARLS Pe Vicente Feitosa n.4697